|

Cinco capitais nordestinas dão vitória a Bolsonaro e três a Haddad

Se o Nordeste foi o principal entrave para que Jair Bolsonaro fosse eleito presidente no primeiro turno, esse fenômeno não se deveu à votação das metrópoles da região. Enquanto o candidato petista Fernando Haddad venceu em oito dos nove estados — a exceção foi o Ceará, onde ele ficou atrás de Ciro Gomes (PDT), que obteve 40,95% dos voto válidos — o candidato do PSL foi o mais votado em cinco das nove capitais nordestinas. Ciro Gomes, que ficou de fora do segundo turno, conseguiu vencer em Fortaleza, capital do Ceará, estado onde construiu a sua base política.


A votação mais expressiva de Bolsonaro foi em Maceió (AL), onde ele obteve mais de 52% dos votos válidos. A vitória mais apertada, por outro lado, foi em Aracaju (SE). O capitão da reserva somou quase 40% dos votos válidos, enquanto seu oponente no segundo turno, Fernando Haddad, ficou com pouco mais de 28%. Ele ainda foi o mais votado em João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN), onde conquistou 49%, 43% e 44% dos votos válidos, respectivamente.

O candidato do PT, por sua vez, conseguiu ser o mais votado em três capitais da região: Teresina (PI), São Luís (MA) e Salvador (BA). Nesta última, Haddad venceu por uma larga margem: somou quase 48%, contra 27% de Bolsonaro. Já na capital maranhense, ele computou pouco mais de 38%, construindo uma vitória apertada de pouco mais de 2 pontos percentuais sobre o candidato do PSL. Em Teresina, o petista derrotou o capitão da reserva por uma vantagem de quase 13 pontos percentuais.
Exceção

A única capital que resistiu à polarização entre os candidatos conduzidos ao segundo turno foi Fortaleza. Reduto eleitoral de Ciro Gomes, que já governou o Ceará, a cidade garantiu ao pedetista uma vitória relevante, com 40% dos votos válidos. Seus oponentes, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente com 34% e 19%.




Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Cinco capitais nordestinas dão vitória a Bolsonaro e três a Haddad "

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias