|

Helicóptero Acauã realiza transferência de paciente para Recife e evita complicações de saúde

O helicóptero Acauã 01 da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) realizou, na manhã desta sexta-feira (15), a transferência de um paciente que estava internado em um hospital da região metropolitana de Campina Grande para uma unidade hospitalar do estado de Pernambuco. O voo durou 45 minutos e o paciente foi acompanhado pela equipe médica e por um enfermeiro que faz parte da tripulação da aeronave, evitando maiores complicações no seu estado de saúde.

A aeronave decolou por volta das 9h levando o paciente Rodrigo Deodato da Silva, 9 anos, que estava no hospital regional de Queimadas recebendo tratamento médico. Como o estado de saúde dele é considerado grave, a transferência feita em uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para o hospital Osvaldo Cruz, na cidade de Recife, colocaria em risco a vida de Rodrigo. 

A aeronave da Sesds pousou no quartel do Comando Geral da cidade do Recife, às 9h45. O prédio fica próximo à Praça do Derby, no Centro da cidade, onde já tinha uma ambulância aguardando para levar o paciente para o hospital Osvaldo Cruz, que fica a 9 minutos dali. “A  transferência realizada pelo Acauã foi fundamental para o paciente. Ele apresenta um quadro de icterícia, problemas no fígado e nos rins. O transporte via terrestre poderia acarretar uma série de complicações para ele”, disse a médica do Hospital Regional de Queimadas, Roberta Carvalho.



O Acauã - O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (km/h).

Quanto ao espaço, a capacidade atende até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além de possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.

Secom

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Helicóptero Acauã realiza transferência de paciente para Recife e evita complicações de saúde"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias