|

Paraíba vacina 45,02% do público-alvo contra a gripe

A Paraíba vacinou cerca de 410 mil pessoas contra a gripe desde o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, no dia 23 de abril. Este número representa 45,02% do público-alvo, formado por aproximadamente 1.070.000 pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público (910.736 pessoas) até o dia 1º de junho, quando termina a campanha.
Até o momento, já foram distribuídas aos municípios 868.890 doses (80% da meta) e constam no sistema como doses aplicadas pouco mais de 410.000. A campanha não terá prorrogação.
“Reforço aos gestores municipais a recomendação de manter os postos abertos nos períodos da manhã e tarde para que a população tenha acesso à vacinação. E, ainda, pedimos que o sistema esteja sempre atualizado, para termos um controle preciso da imunização do público-alvo da campanha”, comunicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Renata Nóbrega.
Os grupos prioritários definidos para a Campanha em 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.
A vacina protege dos três tipos do vírus que circulam no país: A (H1N1, H3n2) e B.
“A vacinação contra influenza é uma das medidas efetivas para a prevenção da influenza grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da SES-PB, Isiane Queiroga.
Dados – Na Paraíba, entre os públicos-alvo, a população indígena registrou a maior cobertura vacinal (72,23%), seguido pelos trabalhadores de saúde (70,38%), puérperas (64,11%) e gestantes (55,40%).
Os grupos que menos se vacinaram são idosos (43,08%), professores (38,41%) e crianças (35,65%). Lembrando que cada um desses grupos precisa terminar a campanha com, pelo menos, 90% de cobertura vacinal.
Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Paraíba vacina 45,02% do público-alvo contra a gripe"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias