|

PF está pronta para executar ordem de prisão de Lula

A Polícia Federal (PF) já trabalha com o cenário de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será preso. A ação vem sendo estudada há meses e o momento culminante pode ser segunda ou terça-feira, caso sejam recusados os recursos do líder petista contra sua condenação a 12 anos de reclusão, determinada pelo Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4).


Como até agora nenhum apelo dos advogados do ex-presidente prosperou, os policiais federais se preparam para efetivar a detenção. Mais de três dezenas de agentes no Paraná e em São Paulo estão de prontidão para eventual deslocamento. Duas equipes se dirigirão ao local onde Lula está, as demais farão parte de comboios e bloqueios necessários para evitar tumultos, bem como para driblar eventuais seguidores do político. Carros discretos serão utilizados e não há previsão de que o petista seja algemado, até para evitar constrangimentos.




Há também previsão de solicitar ajuda da Polícia Militar (paranaense ou paulista) para fazer bloqueios de ruas nos pontos onde o ex-presidente possa estar abrigado. O cálculo é de que, junto com agentes federais, possam ser mobilizados 350 policiais para essa operação.


Tudo isso, se a sentença for confirmada, ressalta um experiente agente da PF, que atua na Operação Lava-Jato.


— Estávamos com equipes prontas em Foz do Iguaçu (PR) para eventual ordem de prisão, já que o ex-presidente faria discurso aqui (no município) na próxima segunda-feira. Outras equipes estavam prontas em Curitiba, onde ele faria comício no dia 28. Caso ele cancele, como está anunciando, o foco do planejamento se desloca para o Estado de São Paulo, onde reside — informa o policial.


Na segunda-feira, o TRF4 julga os embargos de declaração propostos pelos advogados de Lula. Caso algum ponto da sentença seja alterado, há possibilidade de novos recursos, dentro do próprio tribunal regional. Mas se a sentença permanecer inalterada, a determinação de prender o ex-presidente será tomada em horas.


O próprio juiz que condenou Lula em 1ª instância, Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, fez chegar aos policiais federais a informação de que, negado o recurso, será imediatamente ordenada a prisão do condenado.


Há esperança de que os advogados do ex-presidente o apresentem às autoridades, caso seja ordenada a prisão de Lula. Nesse caso, ele será transferido para a sede da superintendência da PF em Curitiba. Só então será decidido se ele ficará lá ou irá para o Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, presídio onde ficam os detentos da Operação Lava-Jato já condenados. Destinado àqueles com doenças crônicas, o local ganhou uma ala para criminosos de "colarinho branco".


Uma terceira possibilidade é que o juiz permita que o condenado cumpra pena próximo a sua residência, em São Bernardo do Campo (SP).

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "PF está pronta para executar ordem de prisão de Lula"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias