|

Por que os homens não querem compromisso?

Você também já se perguntou por que os homens não querem compromisso? Essa é uma queixa frequente nos atendimentos que realizo. Mulheres com um grande sentimento de frustração, desânimo e até mesmo culpa por não conseguirem um relacionamento mais estável. Porém, faço outra pergunta que vai além: por que você se envolve com pessoas que não se comprometem?
O fato dos homens não se comprometerem não quer dizer que exista alguma coisa errada com você, mas que algo está passando despercebido e atrapalhando sua vida afetiva.
Existem muitas dinâmicas de situações e relações que criamos em nossas vidas e nem percebemos. São como filmes que montamos e reencenamos repetidamente, com cenários e personagens diferentes, mas com a mesma estrutura e movimentação. Um desses filmes pode ser justamente aquele no qual você só se envolve com parceiros que não se comprometem em uma relação mais séria e em que até as mulheres a sua volta também se decepcionam com a falta de comprometimento, lhe trazendo cada vez mais desesperança. Um filme no qual os homens realmente não querem namorar ou casar.
Vejamos algumas dinâmicas que nos levam a viver e reviver o filme do descompromisso:
Atrelar felicidade ao relacionamento afetivo
Se você precisa de um parceiro para ser feliz e transfere a responsabilidade sobre sua felicidade ao parceiro (sua satisfação passa a depender dele, das escolhas e atitudes dele), isso será captado – consciente ou inconscientemente – pelo outro, que pode não querer arcar com esse “peso”. Ou a pessoa pode resolver se apropriar e usar esse poder que você dá a ela como bem entender, afinal, você mesma deu esse direito por sua livre escolha. Seu desejo por viver um relacionamento se exacerba e passa a ser uma necessidade.
Ficar se comparando aos outros
Ver que todo mundo está namorando, se casando e tendo filhos pode despertar um vazio e uma cobrança para que você siga o mesmo caminho para se sentir “normal”. Mais uma vez o desejo por uma relação afetiva desequilibra-se, tornando-se um peso, uma necessidade, que é sentida de maneira consciente ou não pelo parceiro.
Deixar o medo e a carência falarem mais alto do que sua vontade de ser feliz
Ser feliz é uma escolha que precisa ser refeita a cada instante. Se uma situação desagradável lhe aconteceu, não adianta ficar no sentimento de vítima. Por mais forte que essa circunstância seja, é preciso buscar seu desejo mais profundo de ser feliz e a partir dele determinar para si mesma que não importa quantas vezes precise “viver o filme errado”, afinal, sua escolha é ser feliz e nada vai lhe tirar disso. Geralmente nos deixamos tomar pela tristeza e desesperança, ou nos recusamos a aceitar e realizar as transformações necessárias, esperando que algo ou alguém lá fora nos prove que será possível ser feliz no amor e as mudanças aconteçam por si só. Porém, só você mesma tem esse poder. E se você depende exclusivamente de um parceiro para isso, é porque está escolhendo que assim seja.
Está disposta a mudar o filme da sua vida?
Ainda que a figura do parceiro que não quer compromisso esteja por todo o lado, basta lembrar que existem, sim, aquelas pessoas que estão sempre namorando e não têm problemas em encontrar parceiros que querem se comprometer. Elas são melhores do que você? Não. Somente escolheram e se mantiveram em um filme diferente do seu. Concordo que a maioria das pessoas hoje vive o “script” do descompromisso e isso até dificulta nosso movimento de mudar o filme que vivemos, porque quando só enxergamos a mesma coisa, começamos a duvidar que é possível viver algo diferente. Mas é unicamente uma questão de escolha ser forte até conseguir fazer essa mudança, buscando efetivamente harmonizar-se de verdade e na verdade.
Recuse-se a continuar no papel de vítima do seu próprio filme de insatisfação afetiva.
Procure perceber as dinâmicas que lhe levam ao filme da falta de compromisso e transforme-o. Seja agente da sua própria felicidade, superando cada uma das decepções e dúvidas que se colocarem no caminho, enquanto ainda não conseguir reprogramar completamente o seu filme. Mantenha-se firme, acreditando que as pessoas podem se comprometer e que você vai, sim, ser feliz no amor. E por mais difícil que seja, nunca deixe essa crença morrer, porque é ela que alimentará sua força nos momentos em que precisar.
Por personare.com.br

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Por que os homens não querem compromisso?"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias