|

Como é feito exame de sangue em Alagoa Grande:VEJA

Fomos informados de que a coleta de sangue para exames estava sendo realizada de modo precário. Segundo foi dito ao colunista Gildo Araújo, a prefeitura municipal contratou um laboratório de análises de nome “LA PAC”, com o compromisso diário de vir pegar o material colhido para realizar os exames laboratoriais em João Pessoa. Compromisso este não cumprido! Diante dessa situação constrangedora, houve dias em que mais de 400 exames (sangue, fezes e urina) deixaram de ser realizados devido falhas no transporte, ou seja, não estavam indo buscar no período correto, correndo o risco de comprometimento na qualidade dos resultados finais. Atos que já deixaram cerca de 100 pessoas prejudicadas, muitas delas com casos de urgências médicas.
Ainda, de acordo com as informações obtidas, só depois que o prefeito Sobrinho tomou conhecimento do que estava ocorrendo foi que a prefeitura contratou uma pessoa para levar o material colhido para a capital diariamente, onde está situado o LA PAC.
A grande dúvida é: Será que esse procedimento está dentro do recomendado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da ANS ( Agência Nacional de Saúde)?
Pois, não só como jornalista, mas como biólogo, sabemos que a coleta e transporte de amostra representam um ponto crítico devido à qualidade do trabalho a realizar no Laboratório está em grande parte condicionado à natureza das amostras e a sua condição de chegada ao laboratório. Se o laboratório não recebe uma amostra apropriada, fica evidenciado de que não poderá dar uma informação de utilidade clínica e, em muitos casos, pode confundir e desviar o resultado clínico do verdadeiro agente etiológico da enfermidade. Ademais, os elementos de todo o processo devem ser claramente expressados, incluindo: local de coleta, volume da amostra, números de amostras, qualidade do mesmo, manejo apropriado, forma de transporte etc.
Fica uma pergunta no ar: Por que não contrataram o laboratório em NOSSA Alagoa Grande? Será que não seria mais viável? É por isso que o prefeito alagoagrandense deve tomar o máximo de cuidado, pois com a saúde do povo não se brinca!
Outro ponto importante que deve ser observado é saber quem está contratando esses tipos de serviços, se realmente são profissionais com conhecimento na área, pois o modus operandi é bem parecido daqueles já vistos em outras época, não tão distantes, quando pessoas que faziam parte da administração, de forma irresponsável, usavam essas mesmas práticas. O resultado foi o que todos sabemos: desastre. Além de ter colocado a administração em xeque-mate diante da população.
Esperamos que o gestor municipal fique atento a essas questões, chame o feito à ordem, pois saúde é coisa séria. Alertamos com cautela para depois não vir as rebordosas e colocar a culpa em nosso trabalho. Alertar é ser do contra? Jamais. Somos a favor do que é correto em prol do povo, doa a quem doer, pois esse é o papel do jornalismo sério e feito com imparcialidade. É por isso que hoje temos grande credibilidade junto ao nosso leitor. Vamos continuar assim, informando ao nosso público que é a grande razão de estarmos noticiando tudo que acontece no nosso dia dia.


COM JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA

4580/97
Fonte: jornalistagildo.blogspot.com.br

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Como é feito exame de sangue em Alagoa Grande:VEJA "

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias