|

Delações da J&F são a maior tragédia da PGR, diz Gilmar Mendes

Em Paris, Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal fez duras críticas ao procurador-geral, Rodrigo Janot. Segundo ele, o acordo de delação fechado com os executivos da J&F foi a maior tragédia da história da Procuradoria.
"O trabalho mal feito é sempre arriscado. Quer dizer, é o que eu tenho falado sempre: imaginar que se vai fazer um jogo de esperteza... O caso específico, por exemplo, sugere o quê? Sugere arranjos, mutretas para obter aquele resultado, envolvendo, inclusive, um procurador que era da equipe, braço-direito do procurador-geral. Isto é grave, tem nome, inclusive, no Código Penal. Atuando de um lado, atuando do outro, prestando esse tipo de serviço para envolver uma série de pessoas. É um desastre. Isso é a maior tragédia que já ocorreu na Procuradoria-Geral da República em todos os tempos. Não tem nada igual", disse Gilmar Mendes. 
No STF, ministros não comentaram nada oficialmente. Prevaleceu um clima de cautela com o teor das gravações. Apenas o ministro Luís Roberto Barroso disse a alguns interlocutores: "Ainda não entendemos o que está acontecendo." 
Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, pediu investigação imediata das novas gravações da JBS. Segundo ela, os executivos da empresa agrediram de maneira inédita a dignidade do STF.
"Ontem, o procurador-geral da República veio a público relatar fatos que ele considerou gravíssimos e que envolveriam esse Supremo Tribunal Federal e seus integrantes. Agride-se de maneira inédita na história do país a dignidade institucional desse Supremo Tribunal e a honorabilidade de seus integrantes. Impõe-se pois com transparência absoluta, urgência, prioridade e presteza a apuração clara, profunda e definitiva das alegações em respeito ao direito dos cidadãos brasileiros a um Judiciário honrado. Enviei ao diretor-geral da Polícia Federal e ao procurador-geral da República ofícios exigindo a investigação imediata, com definição de datas para início e conclusão dos trabalhos, a serem apresentados com absoluta clareza a esse Supremo Tribunal e à sociedade brasileira a fim de que não fique qualquer sombra de dúvida sobre a dignidade desse Supremo Tribunal Federal e a honorabilidade de seus integrantes", afirmou.

Da Redação NE1

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Delações da J&F são a maior tragédia da PGR, diz Gilmar Mendes"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias