|

TRE-PB aprova extinção de 9 Zonas Eleitorais inclusive Alagoinha

O Tribunal Regional Eleitoral aprovou na sessão desta segunda-feira (14) a redução de 9 zonas eleitorais no Estado, em atendimento a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O único a votar contra foi o juiz Breno Wanderley, para quem a justificativa do TSE de contenção de gastos não lhe convence. “Não me convenci de que a redução de zonas venha a reduzir gastos. Entendo é que os gastos irão aumentar, principalmente com diárias de funcionários”, afirmou.

O magistrado fez questão de dizer que a culpa não era do TRE-PB, nem da presidente do órgão, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que tudo fez para evitar a extinção das zonas eleitorais. “Eu sou testemunha de sua luta aqui e das tentativas de Vossa Excelência, diversas vezes, no sentido de marcar audiência com o ministro Gilmar Mendes e sensibilizá-lo no sentido de não reduzir as zonas eleitorais da Paraíba. Presenciei o esforço de Vossa Excelência diversas vezes e de que também o ministro não abriu um centímetro de suas pretensões. Não atendeu aos apelos de Vossa Excelência”.

Para ele, a redução de zonas não trará nenhuma economia para o judiciário. “Temos no país verbas para estádios de futebol. Não temos verbas para hospitais, não temos verbas para estradas, não temos verbas para escolas e agora não há dinheiro para que a Justiça Eleitoral trabalhe com dignidade. Eu não estou concordando com a justificativa do TSE e por esse motivo estou votando pela desaprovação”, disse o juiz Breno Wanderley.

A Resolução aprovada pelo TRE ainda será publicada no diário eletrônico. Mas pelo que foi aprovado, serão extintas as seguintes zonas eleitorais: 5ª Zona Eleitoral (sede em Pilar); 12ª Zona Eleitoral (sede em Serraria); 15ª Zona Eleitoral (sede em Caiçara); 21ª Zona Eleitoral (sede em Cabaceiras); 39ª Eleitoral (sede em Bonito de Santa Fé); 45ª Zona Eleitoral (sede em Pilões); 46ª Zona Eleitoral (sede em Alagoinha); 54ª Zona Eleitoral (sede em Belém) e 71ª Zona Eleitoral (sede em Campina Grande).

Serão transferidas as seguintes Zonas Eleitorais: a 3ª Zona Eleitoral é transferida de Cruz do Espírito Santo para Santa Rita; a 42ª Zona Eleitoral é transferida de Cajazeiras para Itaporanga; a 51ª Zona Eleitoral é transferida de Malta para Patos; a 52ª Zona Eleitoral é transferida de Coremas para Pombal; e a 74ª Zona Eleitoral é transferida de Prata para Água Branca.
Os Guedes

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "TRE-PB aprova extinção de 9 Zonas Eleitorais inclusive Alagoinha"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias