|

Alagoa Grande, 152 de Emancipação Política

Neste último dia 26 de julho, Alagoa Grande completou 152 anos de emancipação política!
E como é do conhecimento de todos alagoagrandenses, há alguns anos atrás era comemorado no dia 27 de março, pois algumas pessoas interpretaram como se ela (a cidade) tivesse sido emancipada em 1908; entretanto, graças ao pesquisador e historiador José Avelar Freire e ao também escritor José Guedes Guimarães, por meio das suas pesquisas, comprovaram e convenceram às autoridades e à toda sociedade alagoagrandense que a real data de emancipação de Alagoa Grande é 26 de julho de 1865.
Essa data teve inicialmente o reconhecimento do prefeito João Bosco Carneiro (in memorian) e foi chancelada pelo seu filho, João Bosco Carneiro Júnior que, na qualidade de prefeito constitucional do município, enviou para a Câmara de Vereadores projeto de lei reconhecendo a nova data de emancipação da cidade de Alagoa Grande, onde foi aprovado e em seguida sancionado.
Observa-se que com esse gesto, o "GRUPO CARNEIRO" traz mais uma prova do seu comprometimento com a verdade frente ao povo alagoagrandense e com sua história, pois passaram diversos outros prefeitos e nunca permitiram que houvesse esse mudança, algo tão lógico e tão real.
Ainda hoje, Alagoa Grande memoriza as grandes obras que foram realizadas pelo grupo carneirista. Sabemos que são inúmeras, mas vamos pontuar algumas que achamos por demais importante: a sede do Governo Municipal (a prefeitura); a "Adutora do 15" - que veio minimizar a sede do povo, na época; o módulo Esportivo Municipal "Genival Sales de Amorim” - onde foram realizados os mais importantes campeonatos municipais da história da cidade. Outra realização importantíssima para a cultura do Município foi a reconstrução do "Teatro Santa Ignês", que no governo de Dr. João Bosco Carneiro resgatou o estímulo de fazer cultura novamente, dando oportunidades para que pudesse surgir novos artistas alagoagrandenses.
Isso sem falar nas grandes festas que eram promovidas: como o São João, Festa da Padroeira e o Alafolia (carnaval fora de época); e até mesmo Feira de Artesanato, onde aquecia as vendas do comércio local.
Outro fato inegável de extrema importância para a cultura alagoagrandense, foi a valorização dada a cultura da Caiana dos Crioulos pelo então prefeito da época Dr. João Bosco Carneiro, que levou, inclusive, uma banda de pífano para se apresentar em Brasília (Distrito Federal), numa prova inequívoca da valorização aos nossos afro-descendentes.
E a mais recentemente, a cidade foi presenteada pela a construção da "BARRAGEM PITOMBEIRA", onde, de forma indubitável, é a obra mais estruturante para Alagoa Grande nos últimos 50 anos, dada não só a sua pujança, mas ao alcance social que ela atingiu. Só poderia ter sido alguém com o nível de consciência social como o deputado Bosco Carneiro para ter o discernimento de olhar para as pessoas mais humildes. São raros os agentes públicos que queiram trabalhar em prol dos mais carentes.
Somos todos testemunhas da grande quantidade de pessoas que viravam as madrugadas, principalmente no chafariz da rua São Sebastião, em filas, para tentar conseguir uma "lata d'água" e ainda ter que percorrer quilômetros a pé para saciar a sede de sua família.
A Barragem de Pitombeira é uma obra realizada por quem tem compromisso e lealdade com essa terra. O povo alagoagrandense deve sempre lembrar dessa benfeitoria feita pelo nosso deputado João Bosco Carneiro Júnior.
É óbvio que não precisamos aqui elencar as escolas, creches e praças, pois foram diversas ao longo desse convívio pessoal e político com a cidade. E o melhor é Bosco Carneiro não para de trabalhar e de fazer o bem por Alagoa Grande.
Por fim, mas ainda dentro deste epílogo histórico, não podemos jamais deixar cair no esquecimento de nossa população, a garra e a coragem do homem Dr. João Bosco Carneiro que enfrentou de modo destemido os chamados "Usineiros" (poderosos), em defesa dos trabalhadores rurais. Ato que, na época da ditadura militar, houve uma grande repercussão, pois dificilmente alguém teria a ousadia de enfrentar "o grupo da Várzea", já que corria sério risco de vida. Esse também é um legado deixado pelo grupo carneiro para o nosso povo alagoagrandense. Usineiros que mais tarde teriam suas terras desapropriadas por Bosco Carneiro Júnior, quando prefeito de Alagoa Grande em 2012.
É realmente uma história de muitas lutas, mas também de muitas vitórias. Esperamos que esse feedback entre o grupo carneiro e o povo alagoagrandense continue dando certo. E que Alagoa Grande possa continuar buscando seu desenvolvimento!

RAPIDINHA 1
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO CONSEGUE MAIS UMA OBRA PARA A CIDADE DE INGÁ
Esta semana, o deputado Bosco Carneiro conseguiu a liberação de mais uma obra para a cidade de Ingá. Trata-se de uma extensão de rede elétrica que será realizada pela Energisa. O valor da obra está estimado em 13 mil reais. Esta obra atenderá cerca de 15 famílias. Com essa realização, o deputado Bosco Carneiro vem atender ao pleito do vereador Vinícius da cidade de Ingá. Parabéns a todos os envolvidos. Política se faz assim, o vereador pleiteia ao deputado, o deputado solicita e a comunidade recebe o benefício. Parabéns ao deputado Bosco Carneiro e a cidade de Ingá por mais essa conquista.

RAPIDINHA 2
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO REIVINDICA MAIS UMA REALIZAÇÃO PARA ALAGOA GRANDE
O Deputado Estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa Bosco Carneiro protocolou na ENERGISA mais um pedido de instalação de uma rede elétrica para o bairro Vila Nova de Alagoa Grande. O parlamentar está só aguardando a conclusão do projeto para ser liberado a extensão de rede que beneficiará diversas famílias daquela localidade. É um parlamentar operoso. O povo agradece.

RAPIDINHA 3
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO E O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO PARTICIPAM DA 62ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSAS OFICIAIS.

O Governador Ricardo Coutinho e o deputado Bosco Carneiro participaram da 62ª reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais. Um dos que fizeram uso da palavra, além do Governador, foi o deputado Bosco Carneiro, autor do Projeto de Lei que tornou o Jornal "A UNIÃO" parte do Patrimônio Cultural do Estado da Paraíba. O Jornal "A UNIÃO" é um informativo que tem deixado a população atualizada diariamente, e que já faz parte do dia-a -dia do povo paraibano. Ao lado do Diário Oficial, tem dado muito mais transparência às ações governamentais.



RAPIDINHA 4
SERVIDOR EFETIVO DA PREFEITURA DE ALAGOA GRANDE USA REDES SOCIAIS PARA SOLICITAR O SEU PASEP À PREFEITURA.
Esta semana, um servidor do quadro efetivo do Município de Alagoa Grande usou as "Redes Sociais" para denunciar a Prefeitura Municipal por não ter, possivelmente, depositado seu PASEP. Segundo este funcionário, ele foi receber o seu dinheiro e nada. Ainda, de acordo com o servidor, a Prefeitura parece que não repassou as Rais. Com a palavra, a Secretaria de Administração de Alagoa Grande.








RAPIDINHA 5
ANIVERSÁRIO DA CIDADE: EM DISCURSO SOBRINHO VOLTA A FAZER CRÍTICAS À GESTÃO PASSADA.
Parece que já está se tornando rotineiro, basta dar um microfone ao prefeito Sobrinho que lá vem críticas à gestão anterior. Na última quarta-feira, não foi diferente. Ao se pronunciar, o Chefe do Executivo, na presença dos Deputados presentes, foi logo dando uma saraivada de críticas ao Prefeito anterior, e apontando para os presentes disse: "Tenho recebido, deputado, muitas críticas de algumas pessoas, mas, por exemplo, encontrei a cidade toda esburacada, será que a culpa foi minha ou do governo que me antecedeu?” Os parlamentares presentes ficaram só assistindo o desabafo do prefeito contra seu antecessor. Pelo jeito, o bicho vai pegar.

RAPIDINHA 6
ANIVERSÁRIO DA CIDADE: LEMBRANÇAS DE SUCUPIRA DO SERIADO O BEM AMADO?
Temos o maior respeito ao gestor de nossa cidade, mas aquela cena que assistimos em que uma banda de música contratada com o erário público, ao invés de sair pelas ruas, como víamos antigamente, acordando a população com belíssimos hinos, algo que já era aguardado por todos; este ano foram "acordar" o Prefeito como se fosse ele o aniversariante. Aí já foi demais! O aniversário era da cidade e não do gestor. Esse episódio, fez-nos lembrar do seriado "O BEM AMADO" que tinha Odorico Paraguaçú como prefeito da cidade de Sucupira, personagem do grande ator Paulo Gracindo. Minha gente, basta! O país é outro. Temos certeza que o prefeito não comunga dessas coisas, mas que foi falha da assessoria, isso foi.

RAPIDINHA 7
CRISE NA BASE DO PREFEITO: VEREADOR SEM CONFIANÇA NA CÚPULA GOVERNISTA
Várias pessoas já testemunharam a indignação do prefeito Sobrinho com um Vereador de sua bancada. Uma fonte nos informou que esse vereador vinha combinando com um determinado secretário, possivelmente, indicado por ele, para todas as vezes que esse secretário fosse levar um benefício a uma comunidade, se comunicasse com este parlamentar para ele participasse da entrega e que as pessoas beneficiadas tivessem a certeza de era o dito vereador quem estava doando, e não o prefeito. Pelo que nos foi falado, quando o prefeito soube da "armadilha"  desse parlamentar ficou uma "arara" e de imediato colocou de pronto outra pessoa de sua confiança para acompanhar todas as entregas. Ainda, segundo a fonte, o prefeito ficou tão indignado com o vereador, que passou por ele algumas vezes, inclusive na prefeitura, e não o cumprimentou. Meu Deus! Se isso estiver acontecendo realmente, o prefeito tem que tomar uma posição forte, se não esse dito vereador daqui a pouco vai dizer "o prefeito sou eu". Cuidado prefeito...


RAPIDINHA 8
VEREADOR ADAUTO DIZ QUE ESTÁ COM BOSCO CARNEIRO NAS ELEIÇÕES DE 2018.
O vereador Adauto de Mariza disse, na última quinta-feira, que seria favorável à união política do prefeito com o deputado Bosco Carneiro, como possivelmente isso não acontecerá, então optará em continuar apoiando o deputado Bosco Carneiro em busca de sua reeleição.


RAPIDINHA 9
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO CONQUISTA MAIS ADESÃO VISANDO SUA REELEIÇÃO
Agora é a vez da Região Sul da Capital, onde o deputado Bosco Carneiro acaba de receber a adesão de mais uma liderança. Trata-se de Givanildo Melo, além de Pádua do Cristo e Rangel. É um trabalho de formiguinha, mas constante. Parabéns, mais uma vez, ao nosso deputado Bosco Carneiro.


RAPIDINHA 10
DEPUTADO BOSCO CARNEIRO SE REÚNE COM MEMBROS DO PSL EM CAMPINA GRANDE.
O Deputado Bosco Carneiro esteve neste Domingo (30/07) reunido com vários membros do PSL da cidade de Campina Grande. Na oportunidade o parlamentar encontrou-se com o ex-deputado Álvaro Gaudêncio Neto para fazer uma análise do partido visando às eleições no próximo ano.





JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Alagoa Grande, 152 de Emancipação Política"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias