|

Para 81% dos brasileiros, Joesley deveria ter sido preso

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 64% da população acha que o Ministério Público agiu mal ao fazer o acordo de delação premiada com os donos da JBS, ao prever multa, mas não a prisão dos delatores. Já 27% acreditam que o Ministério agiu bem.

De acordo com o levantamento, 81% dos brasileiros disseram que os irmãos Joesley e Wesley Batista — que entregaram supostas provas e nomes sem serem denunciados criminalmente — deveriam ter sido presos pelos crimes que confessaram. Apenas 14% são a favor da liberdade deles.

Além disso, 83% da população crê que o presidente Michel Temer (PMDB) teve envolvimento direto nos esquemas de corrupção descobertos pela Lava Jato. Para 6%, o peemedebista não teve participação direta e 11% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha foi realizada de 21 a 23 de junho com 2.771 entrevistados. A margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta semana, a PF (Polícia Federal) concluiu que o encontro gravado entre Temer e Joesley Batista não foi editado. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o laudo sobre a gravação aponta para mais de 100 interrupções, mas nenhuma delas realizada depois da gravação.

Especialistas consultados pela publicação afirmam que o modelo de gravador utilizado pelo dono da JBS realiza "cortes" em momentos em que há silêncio com a intenção de economizar bateria e espaço na memória do aparelho.

O laudo já foi encaminhado à PGR (Procuradoria-Geral da República), que tem até segunda-feira (26) para decidir se apresenta denúncia contra Temer. A divulgação do áudio da conversa entre o peemedebista e Joesley, há pouco mais de um mês, desencadeou a mais grave crise política do governo Temer.

Com base na delação de Joesley e outros executivos da J&F, controladora da JBS, que inclui o áudio, o Supremo autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer por suspeita de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa.

A tese de que a gravação havia sido editada era um dos principais argumentos da defesa do presidente para desqualificar a delação de Joesley.

Portal Correio

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Para 81% dos brasileiros, Joesley deveria ter sido preso"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias