Cerca de 63% dos transportes escolares vistoriados no último sábado (6), no sertão do Estado, foram reprovados. As vistorias foram realizadas pelo Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação, e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com dados do Detran, foram vistoriados 303 ônibus escolares de 62 municípios do sertão, dos quais 111 foram aprovados e 192 reprovados. As vistorias ocorrem nos municípios de Patos, Teixeira, Princesa Isabel, Itaporanga, Piancó, Pombal, Catolé do Rocha, Conceição, Sousa e Cajazeiras.
Os municípios que tiveram todos os veículos reprovados na vistoria foram Patos, São José de Espinharas, Cacimbas, Desterro, Mãe D‘água, São José de Princesa, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana, Piancó, Igaracy, Olho D‘água, Emas, Catingueira, Coremas, Santana dos Garrotes, São Bentinho, Paulista, Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos, Belém do Brejo do Cruz, Ibiara, Poço José de Moura, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Lastro, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.
Já os municípios de Curral Velho, São Domingos de Pombal, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Santa Inês, CajazeirasIMG_0450, São José de Piranhas, Bernardino Batista e Santa Helena tiveram todos os veículos aprovados.
Capacitação
Na última sexta-feira (5), foi realizada uma capacitação para os vistoriadores. A abertura do evento foi feita pela coordenadora do Caop, promotora Soraya Escorel e pelo superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira da Silva.
Foram promovidas as palestras “A Polícia Rodoviária Federal e a Segurança no Transporte Escolar”, pelos inspetores da PRF, Fabio Gomes de Figueiredo, Yara Tânia Lucena Nunes e Emmanuelle de Souza Campello Araújo; “Cronotacógrafo”, pelo técnico do Inmetro/Imeq, Paulo Roberto Coutinho Serrão; “Segurança Viária dos Transportes Escolares e a Responsabilidade do BPTRAN nas fiscalizações”, pelo capitão da PM, Leonides Marcelino Gomes; “Rodovia Segura”, pelo gerente executivo de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), Antônio Fleming Martins Cabral; e “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, pelo diretor de Engenharia do Detran, Mauricio Alves.
Bananeiras Online com Assessoria