|

HISTORICO DA LINHA: A estação ferroviária de Alagoa Grande foi inaugurada em 1901

A ESTAÇÃO: A estação ferroviária de Alagoa Grande foi inaugurada em 1901, pela Great Western of Brazil Railway. Era a ponta de um ramal que ligava o então povoado de Camarazal (antiga Mulungu), pertencente na época ao município de Guarabira, a Alagoa Grande. Na verdade, o ramal deveria continuir até a cidade de Patos, no oeste paraibano, pontaa dos trilhos de um ramal da RVC, e aí formar-se-ia a E. F. Ceará-Paraíba. Em 1922, as obras já estavam adiantadas entre Alagoa Grande e Pocinhos; quem cuidava na época de boa parte das ferrovias do Nordeste, inclusive dali, era o IFOCS (Instituto Federal de Obras contra as Secas) e a ferrovia ali estava sendo contruída não somente como ligação dos dois Estados como também para facilitar a construção dos diversos açudes no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte que também estavam sendo construídos na época. Com o abandono do projeto

ACIMA: Obras da E. F. Ceará-Paraíba próximas à estação de Alagoa Grande (ver a estação à esquerda na foto) em 1922. Tudo foi abandonado poucos meses depois, com a posse do Presidente da República, Arthur Bernardes, em novembro desse ano (Revista Illustração Brasileira, setembro de 1922). ABAIXO: A estação, à esquerda, e o armazém, hoje transformado em colégio, à direita, anos 1950 (Acervo Jonatas Rodrigues).
todo por Artur Bernardes, Presidente da República empossado em novembro de 1922, alegando falta de dinheiro, a ligação tamém parou, sendo retomada somente nos anos 1950, porém, não a partir de Alagoa Grande, como seria em 1922, mas sim a partir de Campina Grande, até Pocinhos, e dali a Patos, onde a ferrovia já estava desde os anos 1920. De qualquer forma, a chegada do trem Alagoa Grande foi significativa, fazendo com que a cidade e a

ACIMA: Ruínas do interior da estação (Foto Jonatas Rodrigues em 10/2009).
região experimentasse ainda no primeiro decênio do século XX um rápido crescimento econômico. A estação proporcionou o escoamento do seu maior produto agrícola, o algodão, além de mercadorias muito abundantes na região do Brejo Paraibano, como a rapadura produzida por 26 engenhos existentes naquela época no município, o agave, o açúcar e fibras de sisal, esta entre os anos 1940 e 1960. A estação também proporcionava a vinda de riquezas econômicas e sócio-culturais para o município, mas foi desativada em 1967 (segundo J. Rodrigues) pela RFN, por ordem de um decreto do Governo Federal. O ramal foi oficialmente erradicado em novembro de 1968. O prédio da estação ainda está de pé, em ruínas, e os trilhos do ramal foram retirados. Segundo Jonatas Rodrigues (2009), o prédio foi tombado pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico do Estado da Paraíba) em 2001 e a Prefeitura se prontificou em restaurar e construir no local um centro cultural: "Visitei-a a primeira vez em agosto de 2006 e nada ainda tinha sido feito. Estive agora no dia 12 de outubro de 2009 e a coisa continua a mesma, com o prédio totalmente em ruínas. Infelizmente acho que ele vai cair com o tempo e nada dos poderes públicos agirem. Creio que o IPHAEP não conhece a situação do prédio atualmente, ou conhece e não toma nenhuma providência junto aos poderes competentes". Em setembro de 2012 há sinais iniciais de restauro no prédio, mas este está ainda muito combalido.
(Fontes: Jonatas Rodrigues; Luciano de Miranda; Illustração Brasileira, 1922; Revista Ferroviária, 8/2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

Desenho da estação de Alagoa Grande quando ainda inteira. Autor Jonatas Rodrigues

No centro da fotografia, em tom de amarelo, a abandonada estação de Alagoa Grande. Cessão Jonatas Rodrigues em 2007

Ruínas da estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues

Ruínas da estação em 10/2009. Foto Jonatas Rodrigues

Interior da estação em julho de 2012. Foto Luciano de Miranda
 
 

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "HISTORICO DA LINHA: A estação ferroviária de Alagoa Grande foi inaugurada em 1901"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias