|

ALAGOA GRANDE TERCEIRIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA.

A terceirização da saúde pública, no que diz respeito à parte operacional direcionada aos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, etc, é uma prática muito comum, que a meu ver, tornou-se a olhos vistos, regra ao invés de exceção.

Isto faz com que os profissionais da saúde, desestimulados com tamanho desrespeito face às baixas condições de trabalho e baixa remuneração, elevem o absenteísmo ao extremo, percam o interesse e aliado ao não reconhecimento pelos serviços que desenvolvem, isto por amor à profissão, acabam por se desligar do serviço causando um maior transtorno ao motivo da nossa existência que é o atendimento à população.

As contratações de terceirizados violam a regra do concurso público e precarizam as relações de trabalho, onde a saúde pública é entregue a entidades privadas, burlando frontalmente o princípio do concurso público lesando a saúde pública.

Já há diversos entendimentos jurisprudenciais que delimitam a ação destas contratações e também os descaracterizam do vínculo empregatício entre o agente que presta o serviço e a administração pública. Este tipo de contratação, também redundou numa avalanche de demandas judiciais que buscavam a efetivação no serviço público de alguns profissionais que haviam prestado serviço a partir de um tomador.

  
 Finalizando, é preciso vontade política, inteligência, coragem, discernimento e destreza para “virar a mesa” e colocar um ponto final nesta questão da terceirização plena da saúde pública e promover sim, concursos públicos transparentes, com vencimentos dignos, condições de trabalho para nós, profissionais da saúde que temos tanta responsabilidade com a saúde da população que deve ser atendida prontamente e com zelo.

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "ALAGOA GRANDE TERCEIRIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA. "

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias