|

Você sabe que esportes eram praticados na época de Jesus?

O mundo era bastante diferente quando Jesus nasceu no primeiro ano do calendário cristão - mas ao menos uma semelhança com a realidade atual já existia: assim como hoje, como forma de lazer e diversão, os povos já praticavam esportes.

Na antiga Grécia, os Jogos Olímpicos, que começaram a ser realizados no século 8 a.C., estavam em declínio, mas ainda eram celebrados regularmente - e seriam até o século 4 d.C.

Roma também tinha seus próprios jogos: uma série de eventos que serviam de espetáculo ou circo e que iam desde corridas de quadrigas (carroça conduzida por quatro cavalos lado a lado) até o boxe, passando pelas não tão esportivas competições de gladiadores - que estavam em seu auge.

Mas que esportes praticava o povo hebreu?

Estádio grego em Jerusalém

A primeira referência esportiva relativa aos hebreus é encontrada dois séculos antes do nascimento de Jesus.

Em 175 a.C., um sumo sacerdote de Jerusalém chamado Jasão construiu um estádio de estilo grego - com espaço para praticar luta, boxe, natação e outras modalidades - em uma tentativa de "helenizar" a cidade.

Alguns textos acusam a Jasão de forçar as pessoas a adotar o modo de vida grego, incluindo a prática de esportes. A Enciclopédia Judia na internet diz que os esportes se tornaram uma moda tão forte (inclusive entre os rabinos), que os mais conservadores ficaram horrorizados.

No fim, Jasão acabou perdendo o cargo de sumo sacerdote por causa de seu envolvimento em disputas de poder. E esse também foi o fim de seu estádio, que, na época em que Jesus nasceu, já tinha virado uma lembrança distante.

Mais perto do nascimento de Jesus, o rei Herodes reintroduziria o atletismo na vida judia com a construção de um novo estádio no século 7 a.C. e criação de jogos periódicos para honrar César.

No entanto, em vez de ficarem impressionados, "os judeus os desprezaram como esportes pagãos, que não só corrompiam os costumes do povo judeu, como também os levavam a descumprir a lei de Moisés e, por isso, eles condenaram (os jogos) veementemente", afirma a Enciclopédia Judia.

No Antigo Testamento, são citadas algumas modalidades de jogos - sobre as quais falaremos mais adiante -, mas os especialistas as relacionam muito mais com a caça ou a defesa do que com a ideia de um atleta dedicado, como entendemos hoje.


O sumo sacerdote Jasão construiu um estádio de estilo grego dois séculos
antes de Jesus e esportes viraram moda até entre rabinos (Foto: THINKSTOCK)

Terreno do inimigo


Tirando tudo isso, a resposta para a pergunta que citamos no início é muito mais simples.


"O fato é que havia muito pouca atividade esportiva na época que Jesus nasceu", disse à BBC Joshua Schwartz, professor de geografia e história antiga de Israel na Universidade de Bar-Ilan, em Ramat-Gan, Israel. "Não havia jogos organizados pelos judeus."


A razão era primeiro política, conforme explica Schwartz, que estudou amplamente o tema com ênfase especial nos jogos que as crianças da época jogavam.


"Não é que os judeus eram contra a prática do exercício em si. O problema era que os esportes eram considerados algo helenístico, algo identificado com o mundo greco-romano. E você não iria querer jogar os jogos do seu inimigo."




Sem 'Galileia United ou Real Nazaré'


Então quais esportes os judeus podiam praticar?


"Havia jogos com bola, porém informais. Diferentes variações de brincadeiras de jogar e agarrar. Lançar uma bola contra a parede, fazê-la rolar pelo chão. Mas você não vai encontrar um 'Galileia United' jogando contra um 'Real Nazaré' na época", ironiza Schwartz, fazendo uma comparação com os clubes de futebol Machester United e Real Madrid.


As bolas eram feitas com tecidos amarrados e costurados. Quanto mais dinheiro a pessoa tivesse, mais bonita era sua bola.


Além disso, as crianças brincavam imitando seus pais, os soldados, e faziam corridas de carrinhos. Tudo isso que poderia ser considerado "esporte" somente num sentido muito mais amplo.


Não sobram nada além das referências bíblicas para sabermos que esportes eram comuns na época.


No livro, há referências ao tiro com arco ("E eu atirarei três flechas para aquele lado, como se atirasse ao alvo". Samuel 1, 20-22) ou lançamento com funda, uma espécie de estilingue ("Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam". Juízes 20, 16).


Os especialistas concordam que há documentos que indicam que os judeus eram bons nessas atividades. Mas eles não as praticavam de forma consistente, como atividade física.


"O tiro com arco ganhou força como esporte mais na Idade Média", explica Joshua Scwartz. E assim aconteceu também com outros esportes, como os com bola, a luta, a natação e o levantamento de peso.


Mas, nessa época, já havia se passado dez séculos desde a morte de Jesus - e o mundo já era outro.



BBC Brasil

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Você sabe que esportes eram praticados na época de Jesus?"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias