|

Novo calendário de vacinação começa neste mês na Paraíba; confira programação

O calendário de vacinação deste ano será iniciado, neste mês, pelo Ministério da Saúde, com a realização da campanha nacional para imunização do público adolescente, principalmente contra o HPV e Meningocócica C (conjugada). Na oportunidade, as autoridades de Saúde também irão reforçar as indicações já estabelecidas na rotina de vacinação.

Este ano, a vacina HPV segue para as meninas de 9 e menores de 15 anos. A novidade é que ela será ampliada para os meninos de 12 a 13 anos de idade.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, tanto a HPV, quanto a Meningocócica C são disponíveis o ano todo. Ela lembrou que o objetivo da iniciativa é o de prevenir casos de cânceres de pênis, de orofaringe e verrugas genitais. “Além disso, por serem responsáveis pela transmissão do vírus em suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais”, explicou.

A partir deste ano, a vacina HPV também estará disponível para homens e mulheres convivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ou radioterápico, de 9 a 26 anos. Para este grupo é fundamental a prescrição médica para atendimento nos serviços do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Já o reforço da vacina meningocócica C (conjugada) estará disponível para adolescentes (meninos e meninas) de 12 a 13 anos de idade.

Campanha Nacional Contra Influenza

O Ministério da Saúde preparou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no período de 10 de abril a 19 de maio, sendo 6 de maio o dia de mobilização nacional. O público-alvo da campanha corresponde a 54,3 milhões de pessoas – para tal, serão disponibilizadas 59,7 milhões de doses da vacina. Na Paraíba, a população alvo corresponde a 1.069.972 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.Para este ano, outra novidade é a inclusão dos professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial e/ou Educação de Jovens e Adultos) e superior das escolas públicas e privadas.

Além dos professores, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.


Segundo semestre

No período de 11 a 22 de setembro, sendo 16 de setembro o dia de mobilização nacional, as atividades seguem com a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e de Adolescentes menores de 15 anos de idade.

Portal correio

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Novo calendário de vacinação começa neste mês na Paraíba; confira programação"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias