|

Alagoa Grande: Incra reconhece território quilombola em área no Agreste da Paraíba


Uma área de pouco mais de 646 hectares entre os municípios de Alagoa Grande, Matinhas e Massaranduba foi reconhecida como o Quilombo Caiana dos Crioulos, na região Agreste da Paraíba. Conforme portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), publicada do Diário Oficial da União desta segunda-feira (6), o reconhecimento da área como remanescente de quilombo foi feito após o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID).



Ainda de acordo com a publicação, os limites e confrontações do território quilombola Caiana dos Crioulos são, ao norte: terras de Deodato Sobral e Luiz Sobral; ao sul: terras do Projeto de Assentamento Caiana e terras de Ivanildo e João Lula; a leste: Projeto de Assentamento Sapé de Alagoa Grande e Caiana do Agreste e a oeste: terras do Interpa e do Projeto de Assentamento Caiana.

Pedido de desapropriação
O RTID foi feito após autorização emitida em 2011, de acordo com a portaria. Uma reunião, realizada em dezembro de 2015 no Comitê de Decisão Regional (CDR) na Superintendência Regional do Incra na Paraíba também referendou a área. A antropóloga do Incra-PB, Maria Esther Fortes, do setor de Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas, explicou que após a publicação da portaria, o Incra encaminha o pedido de desapropriação para a Casa Civil da Presidência da República.

Somente após a desapropriação da área, que inclui três trechos de propriedade privada, é que as famílias que habitam na região vão poder ter o direito pleno. De acordo com a antropóloga Maria Esther Fortes, cerca de 98 famílias habitam na área reconhecida com quilombola. "É um passo importante, uma das etapas vencidas para valorização da área", comentou a antropóloga.

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Alagoa Grande: Incra reconhece território quilombola em área no Agreste da Paraíba"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias