|

Àgua da transposição chegará primeiro à Paraíba, embora passe por PE

A água da transposição do Rio São Francisco que vai passar pelo Eixo Leste chegará em março deste ano a Paraíba e somente em dezembro a Pernambuco. A captação do Eixo Leste ocorre em Floresta e passa por três municípios pernambucanos: Betânia, Custódia e Sertânia até chegar em Monteiro (PB). O Agreste e Sertão estão passando por uma grande estiagem há seis anos.

Para a água do Eixo Leste chegar aos pernambucanos deveriam ter sido implantados o Ramal do Agreste, uma adutora que iria de Sertânia a Arcoverde, e a primeira etapa da Adutora do Agreste, em construção desde 2013 para levar água a 23 municípios. Ambas as obras serão feitas com recursos federais, embora o governo do Estado esteja à frente da execução das obras da Adutora do Agreste.

Com relação ao Ramal do Agreste, a União deu uma ordem de serviço para fazer o projeto executivo e o estudo de impacto ambiental. A previsão é de que as obras – que não foram iniciadas – sejam concluídas em 2022.

ATRASO Já as obras da Adutora do Agreste atrasaram por causa da suspensão de repasse da verba da União, 㨟cando praticamente paradas em 2015. O empreendimento recebeu R$ 610 milhões e faltam R$ 636 milhões. “Para fazer a água do Eixo Leste chegar aos pernambucanos, inserimos a Adutora do Moxotó, que começa em Custódia e vai até Arcoverde, no convênio da Adutora do Agreste”, explica o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. A previsão é de concluir a Adutora do Moxotó entre outubro e dezembro deste ano. É essa obra que vai fazer a água do Velho Chico chegar ao Sertão e Agreste do Estado até que o Ramal do Agreste saia do papel.

A Adutora do Moxotó não inviabiliza o Ramal do Agreste. A primeira transportará, no máximo, 450 litros por segundo, enquanto o Ramal do Agreste vai escoar 4 mil litros por segundo. 
 
Com informações do JC.

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Àgua da transposição chegará primeiro à Paraíba, embora passe por PE"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias