|

Prefeitos paraibanos devem aumentar impostos para enfrentar crise e ajustar finanças dos municípios

Com decretos de calamidade financeira cada vez mais frequentes, os prefeitos paraibanos devem recorrer agora a elevação de impostos para tentar ajustar as finanças dos municípios. Em entrevista ao Portal MaisPB, o presidente da Federação das Associações dos Municípios (Famup), Tota Guedes, explicou que a situação nos municípios é preocupante com quedas de até 16,5% nas receitas.


A alternativa apontada por Tota Guedes para enfrentar a crise é elevar a carga tributária e regulamentar a cobrança de novos impostos. “Nós temos em vários municípios um código tributário ultrapassado, com IPTU e ISS defasados. Muitas cidades sequer cobram taxa de iluminação pública. Essas são medidas que podem ser adotadas pelos gestores”, avaliou.


“A nossa orientação é para que os prefeitos cortem despesas e enxuguem a máquina ao máximo”, disse. Ele prevê que os investimentos nos municípios também devem ser paralisados diante do cenário econômico. “O ideal é esperar até abril para ver como as receitas se comportam e somente então discutir possíveis investimentos”, afirmou.


Ele ainda aponta o reajuste do salário mínimo e no piso dos professores com fortes impactos nas finanças municipais. “A situação é preocupante, mas todos os municípios irão conceder reajuste porque é constitucional”, afirmou.


MaisPB

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Prefeitos paraibanos devem aumentar impostos para enfrentar crise e ajustar finanças dos municípios"

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias