|

Alagoa Grande e mais oito municípios vão receber a partir desta segunda-feira a Operação Fumacê

A Secretaria estadual de Saúde realiza a partir desta segunda-feira em nove municípios paraibanos ‘Operação Fumacê”. A intenção é combater a reprodução o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O 1º Fumacê de 2017, acontece no período de 9 de janeiro a 2 de fevereiro.
O veneno utilizado no fumacê é um composto de óleo mineral que mata qualquer tipo de mosquito, mas não apresenta risco à saúde humana.
Nas cidades de Mamanguape, Aroeiras, Soledade, Taperoá, Alagoa Grande, Esperança e Queimadas, a ação começa nesta segunda-feira (9); em Santa Cecília será no dia 10, em Rio Tinto, no dia 12. Em cada município a ação ocorrerá em quatro semanas. O calendário do fumacê nos demais municípios será definido de acordo com o resultado do Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, disse que a escolha dos municípios se deu por critérios técnicos. “Foram levados em consideração o índice de infestação do mosquito, os casos de óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo Aedes e também os casos suspeitos das doenças registrados no sistema Dengue Online”, explicou.
Renata lembra que a ação ocorrerá durante todo o ano de 2017, de acordo com o LIRAa. “A partir do resultado do LIRAa e incidência das três doenças, serão definidos os próximos municípios e as datas para a Operação Fumacê”, falou.
O LIRAa de 2017 está previsto para acontecer nos meses de janeiro (de 30 a 03/02); abril (de 24 a 28); julho (de 03 a 07) e outubro (de 23 a 27). O Ministério da Saúde assegurou aos municípios 60% dos recursos do teto de vigilância em saúde, para o primeiro semestre. O valor restante (40%) será repassado conforme o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe :

veja também

0 comentários Em: "Alagoa Grande e mais oito municípios vão receber a partir desta segunda-feira a Operação Fumacê "

Deixe um comentário!

Atenção: Não escreva pornografia ou ofensa pessoal.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Faça parte desta campanha! Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs Publicidade how to make gifs

últimas notícias